fbpx
Dicas de Saúde

10 dicas essenciais para sua saúde bucal

By 23 de abril de 2021 junho 18th, 2021 No Comments

Você acredita que sorrir traz inúmeros benefícios para sua saúde? Pensando nisso, a Uniodonto separou 10 dicas essenciais para manter sua saúde bucal.

Dar atenção para sua higiene bucal é uma das formas de praticar o autocuidado. Sabemos que os dias têm sido corridos e algumas etapas do cotidiano já são feitas de formas automáticas, porém o seu sorriso precisa de maior atenção. O uso correto das ferramentas para a higiene bucal oferece bem-estar, evita o mau hálito e até prevenção de dores. Dito isso, listamos: 

1- Se atente a forma correta de escovação

Para uma boa escovação, não tenha pressa, pois cada face dos dentes precisam ser escovadas e com movimentos circulares. A limpeza da língua também é fundamental e pode ser realizada com a própria escova, aliado a essa limpeza, a utilização do fio dental vai auxiliar na retirada de resíduos que a escova não alcança. Essa limpeza completa irá evitar problemas como a cárie e o tártaro.

2- Foco no fio dental

Item fundamental da escovação correta, o fio dental, tem a função de remover resíduos que ficam entre os dentes e conforme a escova não alcança, seu uso deve ser frequente. Recomendamos que seja utilizado antes da escovação pois sua ação remove toda a placa 

Veja também:
Link para outro blog post.

https://uniodontopaulista.com.br/dentista-24h-urgencia-e-com-a-uniodonto/

que fica entre os dentes e sua utilização previne a placa bacteriana, mau hálito, tártaro, deterioração do dente e gengivite.

3- Opte por cremes dentais com flúor

Flúor é o mineral que irá deixar seus dentes protegidos contra a bactéria que gera a cárie, utilize também, produtos que sejam pouco abrasivos e que irão evitar o desgaste do esmalte, ou seja, a camada mais externa do dente. Lembre-se ainda que a quantidade ideal de creme dental é semelhante a um grão de ervilha.

4- Cuide também da sua escova

Para garantir uma limpeza adequada, certifique-se de trocar sua escova a cada três meses ou menos, caso perceba que as cerdas estão desgastadas. A escova precisa ser alocada em local seco para que a umidade não seja aliada da reprodução de bactérias.

5- Frequência 

Cuide de seu sorriso pela manhã, após as refeições e, sempre antes de dormir. Isso porque durante o sono a produção de saliva diminui e essa funciona como um limpador bucal.

6- Garanta a limpeza 

É importante que após a higienização, seja utilizado bastante água para o enxágue, assim os resíduos serão eliminados por completo garantindo uma limpeza eficaz. Utilize ainda um enxaguante e conte com seu dentista para a melhor indicação.

7- Cuidado com a alimentação

Alimentos que são ricos em açúcar e amido tais como doces, massas e pães, podem ser verdadeiros vilões se não consumidos de forma comedida. Cujos ingredientes atraem bactérias que, se não realizada a higienização após o consumo, geram as cáries.

8- Esteja preparado 

Tenha sempre a postos um kit de higienização, mesmo fora de casa, cuide da sua saúde bucal. Tendo em vista que a escovação deve ser realizada após todas as refeições.

9- Beba água

Sendo um dos pilares de uma boa saúde, a água não poderia ficar de fora dessas dicas, além da hidratação do seu corpo, beber água auxilia na produção de saliva e por consequência, na limpeza dos dentes. 

10- Visite o dentista regularmente

As visitas ao dentista devem ocorrer ao menos uma vez por ano. Com visitas de rotina o procedimento de avaliação geral feito pelo profissional contribuirá para detecção de possíveis problemas, tratamentos com produtos que irão possibilitar uma limpeza profunda. 

 

Veja também:
Link para outro blog post.

https://uniodontopaulista.com.br/entenda-o-que-e-o-plano-odontologico-de-carencia-zero/

 

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp