Dicas de Saúde

Alimentação e saúde bucal: dicas

By 9 de setembro de 2020 outubro 19th, 2020 No Comments

A alimentação é um dos fatores mais importantes que leva uma boa ou má saúde bucal. Por isso, é importante conhecer os hábitos alimentares que contribuem de forma positiva ou negativa para a saúde bucal. A fim de levar maior familiaridade ao tema, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo e confira!

Evite ingestão de alimentos açucarados

Os alimentos açucarados são, sem dúvidas, um dos maiores vilões para uma boa saúde bucal. Isto porque o açúcar é o dissacarídeo mais cariogênico que há, pois altera a queda do ph da boca, que proporciona a desmineralização da superfície dentária, aumentando assim o risco de cárie. Este elemento está muito presente em doces, balas, refrigerantes, chicletes, sucos industrializados e sorvetes.

Apesar do açúcar ser uma fonte de energia, a sua utilização para consumo na vida humano não é necessária, pois outros alimentos, como arroz, pães, batatas e frutas também são capazes de fornecer energia.

Alimentação noturna

Além de ser uma vilã para a saúde de modo geral, a alimentação noturna é uma grande inimiga da saúde bucal. E isso se deve a inúmeros fatores. Uma delas é porque a escolha do alimento a ser consumido de madrugada quase nunca é sábia. Em geral, se come o que está na geladeira ou alimentos de fácil preparo, industrializados ou doces.

Outro ponto importante é que a noite, quando nosso corpo ativa o modo descanso, nossa boca deve estar o mais limpa possível. E pelo sono e outros fatores, a noite é período em que menos damos atenção a processos de limpeza bucal, especialmente quando escovamos o dente antes de dormir. Se você levanta várias vezes para comer, dificilmente escovará o dente todas as vezes após fazer uma pequena refeição.

E mesmo que escove os dentes todas as vezes, essa quantidade exagerada é prejudicial para a manutenção de uma boa saúde bucal.

Alimentos duros e difíceis de mastigar

Os dentes são ossos bastante resistentes, mas é bom não abusar dessa parte do nosso corpo. Dessa forma, evite alimentos duros e difíceis de mastigar. Por conta dessa dificuldade, eles costumam exigir mais dos nossos dentes e, consequentemente, desgastá-los. Entre os alimentos difíceis de mastigar, destacamos legumes mal cozidos, processados e industrializados, doces, entre outros. Para quem tem aparelho, a dica é ainda mais importante.

Deixar de comer por muito tempo

Deixar de comer por muito tempo é um inimigo muito comum e que agrava problemas da saúde bucal. Em casos extremos, de anorexia e bulimia, os danos são maiores — conforme destacaremos posteriormente. Entretanto, mesmo em casos considerados corriqueiros, deixar de comer por um bom tempo é prejudicial, especialmente por um problema bastante inconveniente: o mau hálito.

Você sabia que boa parte das pessoas que apresentam mau hálito apenas não comem de forma adequada? Por isso é importante fazer várias refeições ao longo do dia.

Má alimentação e problemas na saúde bucal

O jejum prolongado e vômito, comum em pessoas com anorexia e demais distúrbios relacionados, provoca hipersensibilidade dentária, problemas gengivais, edema de glândulas salivares, erosão dentária, bruxismo e incidência de cáries. Muitas pessoas que sofrem desses distúrbios alimentares costumam escondê-lo, mas o dentista geralmente o percebe.

Sendo assim, a alimentação é fator fundamental para a saúde bucal. Afinal, a principal função da boca é a alimentação do nosso corpo. Dessa maneira, uma boa alimentação apresenta um caminho natural para uma boa saúde bucal, enquanto uma má alimentação contribui para uma péssima saúde bucal. Siga as dicas apresentadas para ter uma melhor saúde bucal e melhor saúde de modo geral.

Gostou do que leu? Então conheça a Uniodonto Paulista e conheça nossos planos odontológicos para você cuidar melhor da sua saúde bucal!  

 

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp