Aparelhos ortodônticos

Aparelho ortodôntico: conheça os tipos mais utilizados e vantagens de cada um

By 15 de novembro de 2020 novembro 20th, 2020 No Comments

O aparelho ortodôntico é uma das principais ferramentas para a recuperação da estética e para inserir na boca uma formação adequada da dentição, permitindo, além de um belo sorriso, uma mastigação adequada.

Aparelho ortodôntico: principais tipos

Falaremos agora sobre os principais tipos de aparelho ortodôntico. Falaremos sobre Aparelho extrabucal, aparelho móve, expansor platino, alinhadores transparentes, aparelho lingual, aparelho autoligado, aparelho fixo estético, aparelho fixo metálico, etc. Continue lendo e confira!

Aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal, ao contrário dos outros que apresentaremos, não é discreto. Como o próprio nome sugere, ele é colocado em uma parte visível da boca, ao lado de fora, o que pode gerar um grande desconforto a nível estético. Todavia, seu uso é muito importante para evitar certas intervenções cirúrgicas, ou mesmo a extração de dentes.

Sua principal função é a de aplicar uma pressão sobre ossos e faces da cabeça, além de oferecer a estimulação ou restrição do crescimento de determinados elementos da região.

Aparelho móvel

O aparelho móvel é muito utilizado na fase final do tratamento — a contenção. Nessa fase, os dentes já estão no local correto na arcada dentária. Dessa maneira, é necessário um esforço para mantê-los naquele local. E, para desempenhar essa função, o aparelho móvel é muito eficiente.

Expansor platino

Ainda que esse aparelho seja ainda um pouco desconhecido pelas pessoas do público geral, ele pode ser muito útil em determinadas situações. Ele apresenta como objetivo auxiliar na correção da mordida do paciente, além de aumentar o tamanho do céu da boca — palato. Seu uso é mais indicado para as crianças, ainda que possa ser utilizado, em alguns casos, em adultos.

Aparelho lingual

Também conhecido como aparelho invisível, esse aparelho é bastante similar ao modelo tradicional e é produzido a partir de material metálico. A diferença dele para o modelo tradicional é a sua fixação, pois é colado à parte interna dos dentes, o que possibilita que se faça o tratamento sem que outras pessoas percebam que este está usando aparelho.

Sua utilização permite a correção de diversos problemas. Todavia, a higienização se torna mais difícil e requer maiores cuidados.

Alinhadores transparentes

Também conhecido como aparelhos invisíveis, esses são uns dos tipos mais modernos que existem. Eles são produzidos com auxílio de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente que irá utilizá-lo. Por isso, eles se encaixam com perfeição na boca do paciente, não gerando incômodos ou desconfortos.

 Outro ponto positivo é que a sua aplicação não exige que o paciente vá periodicamente ao consultório, pois não é necessário muito reajuste após a sua colocação. As idas ao consultório servem apenas para averiguar a evolução do tratamento.

Aparelho autoligado

Esse modelo é produzido a partir de borrachinhas coloridas, mas também pode ser feito com uso de metal. Isso ocorre pois este aparelho é fixado diretamente no bráquete, que torna o seu uso mais confortável e discreto. Outra vantagem que podemos apontar do aparelho autoligado é que ele apresenta um tamanho bem reduzido, quando comparado aos modelos tradicionais.

Aparelho fixo estético

Estes aparelhos podem ser produzidos com safira, porcelana ou policarbonato. Contam com bráquetes transparentes. Dessa maneira, o aparelho se torna discreto, especialmente para o observador que não está próximo. É um dos modelos mais desejados, especialmente por favorecer a estética dos pacientes que o utilizam.

Aparelho fixo metálico

Por fim, temos o aparelho fixo metálico, que é o mais tradicional quando falamos de aparelho ortodôntico. É formado por bandas, fios e bráquetes. Além disso, se utiliza de borrachinhas, transparentes ou coloridas, que podem levar a certo incômodo aos pacientes. Sua principal vantagem é que a sua utilização pode ser aplicada para a correção de inúmeros problemas de forma eficiente e em tempo ágil.

Sendo assim, o aparelho ortodôntico é um instrumento muito utilizado para a correção de diversos problemas na boca e arcada dentária. A escolha do modelo varia muito de acordo com o dinheiro que o paciente tem para pagar o tratamento e do próprio problema. Dessa maneira, contar com um bom plano de saúde odontológico e consultar com um bom profissional são escolhas fundamentais para efetuar um bom tratamento.

Contrate um plano odontológico hoje mesmo. Acesse no site e conheça as opções da Uniodonto!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp