Aparelhos ortodônticosDicas de Saúde

Aparelho ortodôntico: cuidados indispensáveis

By 15 de julho de 2020 No Comments
uniodonto-paulista-aparelho-ortodontico-cuidados

Os aparelhos ortodônticos são importantes instrumentos para a saúde bucal. Em geral, eles servem para corrigir problemas na arcada dentária, servindo tanto para melhorar a mastigação, fala ou mesmo a estética do sorriso. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados com o aparelho para que o tratamento siga o curso esperado e você possa aproveitar seus benefícios da melhor forma possível.

Principais cuidados que você deve ter com o aparelho ortodôntico

É necessário seguir essas dicas principais: manter as consultas com o dentista em dia, para que se faça a análise se o aparelho continua cumprindo a sua função de forma adequada; manter uma boa higienização da boca e do aparelho; usar acessórios auxiliares, conforme indicado em consulta com o dentista; e evitar ao máximo a quebra do aparelho.

Além disso, é importante tomar cuidado em situações específicas, como ao comer com o aparelho, ao escovar os dentes, incômodos relacionados ao uso do aparelho e uso de acessórios conforme o indicado no plano de tratamento.

Ao comer

Os alimentos são um grande risco para integridade do aparelho, pois comidas muito duras podem acabar quebrando regiões do aparelho, devido ao esforço para quebrar o alimento. Dessa forma, deve-se evitar azeitonas, castanhas, cenoura crua, milho na espiga, torresmos, etc. Os alimentos devem ser ingeridos, preferencialmente, cozidos e com uma boa textura para que a mastigação não exija muito esforço.

Além disso, é importante picar os alimentos para que eles fiquem em pedaços pequenos, reduzindo assim o esforço de mastigação e evitando que acidentes com o aparelho ortodôntico ocorram. E o melhor de tudo, esses cuidados contribuem para uma digestão mais saudável, reduzindo o esforço que o estômago realizaria normalmente para digerir aquele alimento.

Ao escovar os dentes

Manter a higiene bucal é um trabalho que exige muita dedicação, com uso adequado de todos os componentes que são necessários para que se faça uma escovação eficiente: escova de dente, fio dental e uso de enxaguante bucal. Com a introdução do aparelho ortodôntico, essa precaução deve ser redobrada, pois a boca passa a concentrar diversos novos elementos que podem vir a acumular bactérias e prejudicar a saúde bucal, contribuindo para a formação de placas, mau hálito, etc.

Desse modo, uma higienização eficaz exige paciência e tempo. Além da limpeza dos dentes, gengiva, língua e céu da boca, é importante se preocupar também com a limpeza do aparelho ortodôntico. Em caso de aparelhos removíveis, eles devem ser higienizados de forma separada. Cada aparelho apresenta suas próprias particularidades e o dentista indicará o modo mais adequado para a limpeza de cada um deles.

Incômodos relacionados ao uso do aparelho ortodôntico

Alguns aparelhos costumam apresentar certos incômodos nos pacientes. Esses incômodos não devem ser vistos como naturais, mas relatados ao dentista, que dará uma opinião mais assertiva sobre como resolver o problema, ou se o desconforto sentido faz parte do tratamento.

Uso de acessórios conforme indicado no plano de tratamento

Em algumas etapas do tratamento, pode ser necessário o uso de diversos tipos de dispositivos ou acessórios para otimizar os resultados. Entre os elementos, destacamos o aparelho extrabucal, aparelhos removíveis, elásticos, placas oclusais, entre outros. A eficácia dos acessórios depende do comprometimento do paciente, que deve utilizá-los conforme o indicado pelo dentista no plano de tratamento. Se o paciente não colaborar, o tratamento pode se tornar ineficiente e mais longo.

O aparelho ortodôntico é um instrumento muito importante para a saúde bucal. Ele serve para ajustar a arcada dentária, dando ao paciente um sorriso mais bonito, melhorando a mastigação e contribuindo para a formação de uma arcada dentária mais saudável.

Gostou do que leu? Então conheça quais são os principais tipos de aparelhos ortodônticos!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp