Aparelhos ortodônticos

Aparelhos ortodônticos estéticos: quais os tipos e como escolher o ideal para você

By 11 de dezembro de 2020 janeiro 30th, 2021 No Comments

Conheça os vários tipos de aparelhos ortodônticos estéticos e saiba como escolher o que melhor se encaixa no seu caso.

Muitas pessoas não sabem lidar com a notícia de que vão precisar usar um aparelho ortodôntico. Seja por causa de um desalinhamento leve ou por conta de um problema grave, eles são muito importantes e podem mudar completamente o sorriso e a dentição do paciente.

Hoje em dia, no entanto, os aparelhos ortodônticos estéticos não são como costumavam ser. Eles podem ser bem discretos, confortáveis e mesmo bonitos. Mas como escolher o tipo ideal para você?

Continue sua leitura para saber quais são os tipos de aparelhos ortodônticos estéticos disponíveis e saiba qual é o melhor para o seu caso!

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos estéticos?

Do mais tradicional ao mais moderno, os aparelhos ortodônticos oferecem muitas opções nos dias de hoje. Confira abaixo quais são elas:

Aparelhos ortodônticos estéticos fixos

Essa é uma opção muito utilizada pelos dentistas. Eles são muito similares aos convencionais, com a diferença de que podem ter os braquetes da cor dos dentes. Ou seja, proporcionam uma maior discrição. Apesar disso, os fios costumam ser de metal, já que fios mais discretos ainda não têm a flexibilidade desejada.

Esses aparelhos ortodônticos estéticos podem ser de porcelana ou de safira. Os de porcelana são mais comuns, e podem corrigir diversos tipos de desalinhamento. Já os de safira também são recomendados para todo tipo de desalinhamento, mas são mais resistentes. Eles também podem ser feitos com os braquetes translúcidos, quase transparentes.

Aparelhos ortodônticos estéticos removíveis

Os aparelhos removíveis são constituídos por duas partes: a primeira, de acrílico, cobre o céu da boca; a outra, de metal, tem arcos e ganchos que se fixam ao acrílico. Ainda que seja mais discreto, esse tipo de aparelho não é tão eficiente quanto o convencional.

Na verdade, ele é indicado apenas para casos mais leves. Aparelhos removíveis têm limitações quanto à movimentação, angulação e inclinação dos dentes.

Aparelhos ortodônticos estéticos linguais

O aparelho lingual, ao contrário do convencional, tem os braquetes colados na parte de trás dos dentes. Por isso, ele não fica aparente no sorriso. Mas ele também traz limitações, tanto para o dentista quanto para o paciente.

Para o dentista, o modelo é difícil de manusear. Por isso, as consultas demoram mais e exigem muita das habilidades do profissional. Para o paciente, o aparelho causa desconforto na mastigação, pode machucar a língua e retém muitos resíduos de alimentos, o que dificulta uma boa higienização.

Alinhadores ortodônticos

Alinhadores ortodônticos são os aparelhos ortodônticos estéticos mais modernos do mercado. Eles são compostos por plaquinhas transparentes, feitas a partir de modelos corrigidos, com os dentes já na posição certa, e vão posicionando os dentes de acordo com suas formas.

Os alinhadores não são fixos, o que permite que o paciente os retire para fazer a higienização. Por serem transparentes, eles também são bem discretos. Em geral, o tratamento feito com alinhadores é mais rápido e exige menos consultas. Esses fatores, em conjunto com o conforto que eles proporcionam, fazem dos alinhadores muito populares os pacientes.

Qual é o tipo ideal para você?

Ainda que existam diversos tipos de aparelhos ortodônticos estéticos, é difícil dizer qual é o melhor para cada caso. Afinal, todos têm suas particularidades, e a estética é apenas um dos fatores.

A melhor recomendação é conversar sobre com seu dentista. Um profissional que conhece suas necessidades é a melhor pessoa para apresentar opções. Vocês podem decidir juntos o que será mais eficiente e mais confortável para você.

Qualquer que seja a circunstância, não se esqueça de manter todos os cuidados recomendados pelo dentista. Mesmo aparelhos transparentes podem começar a amarelar e ficam menos discretos sem os cuidados necessários.

Não deixe de seguir todas as recomendações de manutenção e higiene para manter seu aparelho ortodôntico como novo por mais tempo. E, assim, aumente as possibilidades de sucesso do seu tratamento.

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp