Dicas de Saúde

Cárie: o que é e quais são os principais sintomas

By 31 de agosto de 2020 outubro 19th, 2020 No Comments
uniodonto-carie-sintomas

Um dos problemas mais comuns e mais graves que podem ocorrer na boca são as cáries. Elas se iniciam de forma silenciosa e, com o tempo, vão se agravando, podendo levar o dente a sofrer um sério dano. Para que você entenda melhor sobre esse problema saiba o que é cárie e quais são os sintomas para você identificá-la. Continue lendo e confira!

O que é a cárie

A cárie dental pode ser definida como a deterioração dos dentes provocado por ação de bactérias. Quando fazemos a ingestão de alimentos com carboidratos, as bactérias presentes em nossa boca fazem a absorção do açúcar e amido dos alimentos, se reproduzem e fixam nos dentes, formando a famosa placa bacteriana.

Nesse estágio as bactérias passam a produzir ácidos que causam a desmineralização dos dentes, que leva à corrosão do dente — especialmente da dentina e do esmalte.

Quando esse processo se inicia, a saliva cumpre um papel muito importante de combater a produção de bactérias, tentando equilibrar a acidez bucal. Caso as bactérias vençam essa batalha, as cáries se formarão e os sintomas não tardarão em começar.  

Prevenção

A cárie, antes de apresentar os primeiros sintomas, é muito silenciosa, de modo que uma pessoa pode passar muito tempo com uma cárie e nem perceber. Quando ela se manifestar, já pode ser tarde demais e intervenções mais incisivas sobre o dente devem ser realizadas. Dessa forma, a prevenção contra a cárie é a higienização bucal regular, com escovação, uso do fio dental e enxaguante bucal.

Além disso, é importante que se faça visitas periódicas ao dentista, de modo a identificar o aparecimento da cárie antes que ela venha a manifestar os primeiros sintomas.

Quais os principais sintomas que devem acender o seu alerta  

Como destacamos anteriormente, cárie se inicia de forma silenciosa, e pode demorar algum tempo até que manifeste os primeiros sintomas. Em geral, esses sintomas são a sensibilidade a alimentos e líquidos muito frios ou gelados. Em casos graves, pode apresentar forte dor, quando a cárie já fez um furo grande o suficiente no dente para encontrar regiões com muita sensibilidade.

Desse modo, quando os sintomas já se manifestarem, já é importante consultar com um dentista imediatamente, antes que o processo se intensifique e o tratamento seja mais traumático. O tratamento varia de acordo com cada caso, conforme destacamos no tópico seguinte.

O que fazer quando a cárie for identificada

Em primeiro lugar, buscar por um dentista qualificado e aptidão para fazer o tratamento. Você pode fazer isso de diversas formas, agendando consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pagando pela consulta ou por meio de plano odontológico (individual, familiar ou empresarial).

É importante que o tratamento se inicie pois a cárie pode se transferir de um dente para outro. Em casos graves de cáries, há danos nos dentes e nervos, causando abscessos (infecções nas raízes dos dentes). Nesse caso, é necessário o tratamento de canal e ou extração do dente, variando de caso a caso.

Por outro lado, cáries em estágios iniciais, o tratamento se baseia em uma restauração.

Como a Uniodonto Paulista pode auxiliá-lo

Contar com um plano odontológico para prevenir e tratar as cáries é fundamental. Em primeiro lugar, você paga um valor fixo mensal para ter direito ao plano, que cobre consultas e procedimentos odontológicos. Caso você não tenha um plano, o processo se tornará muito caro – se você decidir pagar na hora – ou muito demorado – caso entre na fila de espera do SUS.

E é por isso que a Uniodonto Paulista pode ser uma boa opção para você prevenir e tratar a sua cárie.

Saber o que é cárie e quais são os seus sintomas é importante. Contudo, como você pode ver, esse problema ocorre de modo silencioso. A prevenção é o melhor remédio, com higienização bucal adequada e visitas rotineiras ao dentista. E, quando a cárie for identificada, restauração, canal ou extração serão opções para o tratamento, que será acordado entre você e o profissional.

Gostou do que leu? Então confira os mitos sobre saúde bucal que você sempre acreditou!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp