Cárie

Cárie profunda e cárie oculta: o que são e como evitar

By 14 de setembro de 2020 outubro 19th, 2020 No Comments

A cárie é um problema muito grave que afeta os dentes e a saúde bucal, de modo geral. Apesar de causar muita dor em estágios avançados, ela permanece silenciosa até causar bastante dor e, por isso, é bastante perigosa. Por isso, é importante conhecer e prevenir para que ela não surja e cresça, causando um grande problema. Portanto, aqui abordaremos sobre a cárie profunda e cárie oculta.

Destacaremos em que consistem esses males e como evitá-los. Confira!

Cárie profunda

A cárie, em estágio inicial, ataca o esmalte do dente, para apenas depois chegar em camadas mais profundas. Com o avanço da cárie, ela pode atingir outros elementos, como a dentina e a polpa do dente. Quando ocorre a contaminação da polpa, é necessário realizar o tão temido tratamento de canal. Dessa forma, é importante evitar que a cárie atinja esse estágio tão avançado — a cárie profunda.

A melhor forma para prevenir esse acontecimento é a visita regular a um dentista, que além da cárie, pode avaliar outras patologias que venham a prejudicar a sua saúde bucal.

O tratamento para a cárie profunda, em geral, é o tratamento do canal, com a remoção da polpa do dente. Em estágios iniciais, a restauração do dente com aplicação de resina composta é o caminho mais indicado. O caso deve ser analisado de forma particular e de modo a obter um resultado mais adequado.

As causas para o surgimento da cárie profunda é a ingestão de alimentos açucarados, má higienização da boca e a negligência em fazer acompanhamento com profissional dentista.

Cárie oculta

A cárie, de modo geral, é um problema causado por bactérias e microrganismos, que altera o nível de acidez presente na boca e, pouco a pouco, vai deteriorando os dentes. As camadas dos dentes vão sendo atingidas até que a cárie alcança o núcleo do dente, atingindo pontos sensíveis com nervos e causando muita dor.

A cárie convencional pode ser vista a olho nu. Geralmente, surgem pequenos pontos pretos no dente, que indicam que o dente está ‘furado’ e que ali há uma cárie. Contudo, algumas vezes, a cárie corre de forma interna, impossível de ser vista a olho nu e bem mais difícil de ser diagnosticada.

As principais causas para a cárie oculta é o desgaste desnecessário dos dentes, facilitados pela ingestão exagerada de alimentos açucarados, e também pelo uso indiscriminado de fluoretos (elemento comum em substâncias para bochecha), que acabam desgastando os dentes e propiciando um ambiente favorável à proliferação de bactérias e microrganismos.

Para tratar deste mal, as alternativas se assemelham ao tratamento da cárie convencional. Para casos iniciais ou medianos, a cárie é removida e o dente é restaurado com materiais específicos, criando uma espécie de ‘reboco’ no dente cariado, protegendo a sua parte interna de tudo aquilo que está presente na parte externa, como bactérias e resto de alimentos.

Para casos mais graves, em que a cárie já atingiu o núcleo do dente, recomenda-se o canal — a remoção da polpa do dente. Contudo, vale destacar que em cada caso, é necessária a avaliação de um profissional.

Como a Uniodonto Paulista pode auxiliá-lo no combate às cáries

Como você pode observar, a visita regular com um dentista é uma das formas mais inteligentes de evitar o surgimento e agravamento do problema das cáries. Dessa maneira, a contratação de um plano odontológico é fundamental, pois a saúde bucal é um processo de longo prazo.

Além disso, os planos cobrem diversos procedimentos odontológicos, como os de tratamento para os dentes cariados.

Sendo assim, a cárie oculta e cárie profunda são problemas que podem prejudicar bastante a saúde bucal e o bem-estar. Além de trabalhos de prevenção, é importante estar preparado para adotar medidas para sanar o problema.

Tem interesse em planos odontológicos? Então conheça a Uniodonto Paulista! Temos várias opções de planos para você!