Cirurgias

As 5 cirurgias odontológicas mais comuns

By 15 de abril de 2020 No Comments
uniodonto-cirurgias-odontológicas

Existem diversas cirurgias odontológicas. Elas são realizadas pelo cirurgião-dentista na cavidade bucal. Elas são indicadas por profissionais por meio de diagnósticos, com objetivo de reabilitar a saúde bucal dos pacientes ou mesmo prevenir pioras nesse quesito.

Neste artigo, vamos apresentar algumas principais cirurgias odontológicas disponíveis. Dessa maneira, falaremos sobre a cirurgia ortognática, enxertos ósseos para implantes dentários, cirurgias odontológicas gengivais, remoção de cistos e cirurgia oral menor.

1. Cirurgia ortognática

Estas cirurgias alteram a posição da mandíbula do paciente. Elas são feitas geralmente em adultos, uma vez que crianças e jovens podem contar com a correção por meio dos aparelhos ortodônticos.

Dessa maneira, a correção da mandíbula se faz necessária quando a posição inadequada deste elemento leva a dores mandibulares e também alterações nas mordidas dos pacientes, prejudicando a mastigação, fala, etc. Para reposicionar a mandíbulas, os cirurgiões-dentistas utilizam parafusos e placas de titânio, mesmo material dos implantes dentários.

2. Enxertos ósseos para implantes dentários

Outra cirurgia muito comum na odontologia é a colocação de implantes dentários. Essa estrutura do osso maxilar envolve diversos cuidados do profissional odontólogo e da sua equipe. Isso se deve ao fato do osso estar bem posicionado e adequado para recepcionar o implante, que envolve a colocação da coroa e o pino dentário.

Assim, o enxerto ósseo é o procedimento indicado para preparar a boca do paciente para, posteriormente, receber o implante dentário. Para ossos mandibulares ‘moles e finos’, o implante pode ser de difícil colocação.

3. Cirurgias odontológicas gengivais

Estas cirurgias são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais. Estas doenças são causadas por infecções bacterianas, quando estas afetam os tecidos gengivais e estruturas ósseas dos dentes.

Com o avanço das doenças periodontais, ocorre a aparição da bolsa periodontal, desenvolvida por meio do acúmulo da placa bacteriana abaixo da linha da gengiva. Nessas situações, a indicação mais comum dos profissionais odontólogos é o retalho gengival’ tanto para a limpeza quanto para a redução da bolsa.

Outras cirurgias realizadas nesse sentido envolvem a gengivectomia, que é feita para remoção do excesso do tecido gengival. Além disso, há a gengivoplastia, para remodelamento do tecido gengival que permaneceu saudável após uma doença periodontal.

4. Remoção de cistos

Os cistos podem ter origem no desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, ou origem congênita, isto é, desde o nascimento. Em ambas as situações, a remoção é possível e necessária por meio de cirurgia odontológica.

A retirada do cisto é um processo simples. Porém, é necessário o envio de biópsia para fins investigativos, para descobrir a origem do cisto e do que ele está preenchido, resguardando assim a saúde do paciente. O tratamento posterior à retirada do cisto varia de acordo com o resultado da biópsia.

5. Cirurgia oral menor

Esta cirurgia é considerada simples e pode ser feita no próprio consultório ou clínica odontológica. Elas envolvem menor risco e são cotidianas. O maior exemplo que podemos destacar é a extração dentária — ou a extração do siso. Este tipo de cirurgia, é realizada com a aplicação de anestesia local, dada pelo próprio cirurgião-dentista. A recuperação do paciente ocorre de forma rápida, sem maiores problemas.

Diversas cirurgias odontológicas estão disponíveis para garantir a saúde bucal do paciente, especialmente em situações que não requerem mais que uma simples limpeza ou uso de aparelhos. Contudo, para realizar uma cirurgia, é importante que seguir uma série de recomendações de profissionais. 

Contar com um plano odontológico de qualidade é mais um fator que pode fazer toda a diferença quando você precisar de um procedimento mais complexo. Para isso, conheça mais sobre os planos da Uniodonto Paulista!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp