Clareamento dental

Água oxigenada clareia os dentes? Confira estes e outros mitos sobre clareamento dental

By 14 de novembro de 2019 No Comments
clareamento-dental-mitos-uniodonto

O sorriso é considerado nosso cartão de visita e, portanto, é natural que queiramos mantê-lo sempre bonito. No entanto, com o passar do tempo, devido a agentes externos e hábitos adotados, os dentes tendem a ficar amarelados.

É comum que a grande maioria de nós acabe se sentindo desconfortável com isso e busquemos formas alternativas para clarear nossos dentes. Mas você sabia que muitos métodos recomendados por amigos ou encontrados na internet não são seguros e podem por nossa saúde em risco?

Você tem pensado em recorrer ao clareamento dental, mas, ao manifestar seu interesse, acaba ouvindo ou lendo informações que acabam fazendo você desistir, gerando dúvidas e incertezas?

Isso é mais comum do que parece. Nossa autoestima é diretamente afetada pela saúde e estética dental e, portanto, é natural recorrer a práticas que auxiliem a deixar os dentes mais bonitos.

Pensando nisso, neste artigo desmistificamos os principais mitos relacionados aos processos de clareamento dental para que você se sinta seguro de uma vez por todas e conheça mais sobre o assunto. Acompanhe:

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis

Um dos principais fatores que impedem muitas pessoas a recorrer aos clareamentos odontológicos é o medo de ficar com os dentes sensíveis. De fato, essa é uma reação que pode ocorrer em pacientes com maior propensão à sensibilidade. No entanto, não é algo que irá acontecer necessariamente.

Ademais, quando a sensibilidade pós-clareamento ocorre, é passageira e, nesses casos, o dentista deve ser comunicado para informar o protocolo. No entanto, se você acredita que seus dentes ficarão totalmente sensíveis para sempre após o procedimento, está totalmente equivocado.

Água oxigenada pode ser utilizada para clarear os dentes

Acredita-se erroneamente que a água oxigenada seja capaz de clarear os dentes. Isso se deve, provavelmente, ao fato de os géis clareadores serem compostos por peróxido de hidrogênio, composto da água oxigenada.

No entanto, o produto encontrado em farmácia apresenta uma concentração muito baixa da tal substância, não sendo efetiva no tratamento.

Para que o produto surtisse efeitos de clareamento, deveria ter uma concentração de peróxido de hidrogênio muito maior. Isso, no entanto, resultaria em danos à mucosa bucal.

Além de não surtir os efeitos esperados, o contato da água oxigenada com a boca causa malefícios à saúde bucal, pois libera radicais livres, substâncias relacionadas ao envelhecimento de tecidos e associação a certos tipos de células cancerígenas.

Cafés e bebidas escuras são proibidas durante o tratamento

Esse é mais um mito comumente espalhado. Se você aprecia um bom vinho ou não fica sem café, então pode ficar aliviado pois a ingestão durante o clareamento não é proibida.

No entanto, os resultados irão demorar mais a aparecer. Sendo assim, se você tem urgência no tratamento e quer que seus dentes fiquem claros mais rapidamente, então o consumo dessas bebidas deve, sim, ser evitado.

Os resultados são artificiais

Sabe aqueles dentes que vemos, normalmente em algumas celebridades, que chegam a ficar azuis de tão brancos? Totalmente artificial e incompatível? Então, esse é outro mito que é derrubado.

Esse resultado só é obtido quando há o revestimento de materiais diferentes da cor dos dentes.

Já o processo de clareamento respeita o tom natural e irá clareá-lo sem deixar um aspecto artificial.

Clareamento estraga o esmalte dos dentes

Essa é mais uma preocupação infundada. Qual é o sentido de corrigir um problema estético e ocasionar um dano de saúde? Independentemente da técnica utilizada, os produtos utilizados no processo de clareamento não causam danos alguns à estrutura do dente.

O procedimento não é recomendado para fumantes

O ideal, certamente, é parar de fumar, pois esse é um hábito que amarela os dentes. No entanto, é mais um mito que o clareamento não pode ser feito por fumantes.

Os dentes, entretanto, com o hábito tabagista tenderão a ficar amarelo mais rapidamente.

O fato é que o procedimento é, sim, permeado por muitos mitos. No entanto, entre o ônus e o bônus, as pessoas que recorrem à prática têm mais vantagens do que desvantagens, a começar pela autoestima e segurança que um sorriso bonito é capaz de oferecer.

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp