
Passo a passo de como escovar os dentes com aparelho
A escovação com aparelho precisa de mais atenção e um pouco de habilidade, pois como aumenta-se a superfície disponível para acúmulo de placa bacteriana, cuja responsável pela cárie, pessoas que usam o aparelho e não higienizam de maneira adequada estarão mais inclinadas a terem problemas futuros.
É fato que mudanças podem gerar muitas dúvidas e até um pouco de resistência. Colocar aparelho ortodôntico significa uma interferência positiva para muitos usuários, porém durante o percurso, etapas como a escovação ainda resultam em discussões. Contudo, qual escova comprar? Qual fio usar? São realmente necessários todos esses acessórios?
Itens principais para cuidar do seu aparelho
Assim como na escovação comum, a ferramenta mais importante será a escova ortodôntica, que também deverá ser macia para não lesionar a gengiva. Essa escova possui cerdas em formato semelhante à letra V que permite limpar a face dos dentes, limpar entre os dentes e a sua volta.
Veja também:
Link para outro blog post.
https://uniodontopaulista.com.br/dentista-24h-urgencia-e-com-a-uniodonto/
Sendo possível conseguir um bom resultado também com a escova interdental, o formato de suas cerdas são cônicas e ideais para a limpeza entre os dentes. Já no caso da escova bitufo, literalmente cortada e usada em tufos, sua eficiência foca em higienizar um dente de cada vez.
Falando um pouco mais sobre os acessórios utilizados na escovação com aparelho, na lista precisam entrar ainda o passa fio, um certo tipo de condutor do fio dental, enxaguante bucal e o creme dental.
Vamos então para um passo a passo para não restarem mais dúvidas!
- Passo: Parecido com a forma que você usava antes do aparelho, o primeiro passo é o uso do fio dental. Com o passa fio em mãos, será necessário que você imagine uma agulha e passe o fio dental pelo lado sinalizado e como se fosse uma costura comum, o processo é passar o fio entre os conectores do aparelho. É recomendável o uso de fios encerados, pois desliza facilmente entre os dentes.
- Agora com os resíduos presos retirados, chegou a vez da escova ortodôntica que em um ângulo de 45º, será feito um movimento de vai e vem pelas bráquetes e após, com uma leve inclinação, limpe a gengiva. Finalize esse passo não esquecendo da língua e atrás dos dentes.
- Como o processo precisa ser bem feito pois os danos de uma má higiene bucal são mais propensos em pessoas com aparelhos, é chegada a vez da escova interdental. Durante esse processo a escova deverá limpar ao redor dos bráquetes para que sejam removidas todas as placas bacterianas, se houver viabilidade, passe a escova também entre os dentes.
- Utilizando um enxaguante que seu dentista o recomendou, é hora de fazer bochecho durante 30 segundos e sua higienização está concluída. O uso do enxaguante irá intensificar a limpeza realizada, eliminando as bactérias e promovendo a prevenção de manchas brancas.
Recomenda-se o uso de enxaguantes que não tenham álcool na fórmula.
Contudo é necessário deixar registrado que ao utilizar um aparelho ortodôntico, o acompanhamento de um dentista é fundamental e de forma mensal. Somente o dentista poderá identificar se será necessário uma limpeza específica para tornar o tratamento mais eficaz.
Em pessoas que podem não estar higienizando o aparelho da forma correta, por exemplo, ao se consultar com o dentista, terá o atendimento necessário para evitar danos futuros e em pessoas que conseguem manter a higienização adequada, recomenda-se a mesma limpeza a cada seis meses com o aparelho ortodôntico.
Os dentistas da Uniodonto estão prontos para te atendê-lo e sanar outras dúvidas sobre o uso do aparelho, temos planos odontológicos que se encaixam na sua necessidade. Entre em contato conosco e confira!
Veja também:
Link para outro blog post.
https://uniodontopaulista.com.br/entenda-o-que-e-o-plano-odontologico-de-carencia-zero/