Prótese

Conheça os tipos de prótese removível e principais vantagens de cada uma

By 27 de outubro de 2020 No Comments

A falta de um dente pode proporcionar um momento bastante desagradável na promoção de um sorriso. Todavia, é importante que esse desconforto, causado pela ausência do dente, seja solucionado de forma rápida, a fim de evitar que atrapalhe as funções da cavidade bucal.  A prótese dentária pode ser uma opção de tratamento e, entre elas, damos destaque aqui para a prótese removível. 

A fim de apresentar as melhores informações sobre o tema, fizemos este artigo. Deixaremos claro sobre o que é a prótese removível, como ela funciona e quando ela é indicada. 

Leia e confira! 

O que é a prótese removível e como funciona

A prótese removível está normalmente relacionada a pacientes da terceira idade. De fato, é ela é uma opção para recuperar a forma e função da boca. Ela pode substituir com grande eficiência os dentes que foram subtraídos. As próteses removíveis se encaixam sobre a gengiva e ao lado de outros dentes.

Há inúmeros benefícios relacionados à prótese removível. A principal dela é a possibilidade de remoção da prótese para quando o paciente achar necessário, como para dormir e para higienizar a peça, permitindo assim uma boca mais saudável. Em muitas situações, próteses fixas oferecem um cuidado bem maior para higienização. 

Vale destacar que a escolha entre uma prótese fixa, removível ou parcialmente removível varia de acordo com cada situação e deve ser avaliado por um profissional qualificado. 

Próteses removíveis: principais tipos 

Os principais tipos de próteses removíveis são: apoiada sobre os dentes; apoiada sobre os dentes e gengivas; com encaixe de precisão; removível flexível; com estruturas e grampos transparentes e apoiada sobre implantes dentários osseointegrados. 

Prótese removível é apoiada sobre os dentes

A prótese removível é apoiada sobre os dentes aproveitando a existência de dentes localizados em regiões posteriores das arcadas (molares). Nesta situação, a técnica aplicada não necessita que a prótese seja aplicada sobre a gengiva para que se obtenha suporte e estabilidade durante a mastigação. Basta um pequeno toque, restabelecendo a estética do sorriso. 

Prótese removível apoiada sobre dentes e gengivas

A prótese removível apoiada sobre dentes e gengivas é indicada para os casos em que o apoio sobre os dentes não é suficiente. Pode ser utilizada na arcada superior e inferior, embora nesta última possa causar alguns desconfortos — o que deve ser avaliado de forma mais profunda pelo odontologista. 

Prótese removível com encaixes de precisão

A prótese removível com encaixes de precisão não é uma técnica nova, mas que já utilizada há algum tempo. Ela apresenta como objetivo evitar o uso de grampos metálicos que envolvem os dentes anteriores, e que acabam por aparecer em situações como uma fala ou uma risada. A retenção e estabilidade são algumas das principais vantagens desse tipo de prótese. 

Por outro lado, apresenta a desvantagem de, a cada troca de trabalho, as coroas em porcelana também necessitarem de uma nova execução, o que eleva o preço do tratamento. 

A prótese removível flexível é utilizada para substituir os grampos metálicos que aparecem ao falar ou sorrir. Os grampos metálicos são substituídos por materiais da cor dos dentes e gengiva. Essa técnica apresenta um preço mais elevado, mas apresenta muito interessante sob o ponto de vista estético. 

Já outra alternativa é a prótese removível com estrutura e grampos transparentes, que também apresentam uma solução para os grampos metálicos, e um pouco mais simples que a opção anterior. Todavia, apresenta uma baixa durabilidade técnica, o que torna essa prótese pouco funcional, mas ainda assim passível de utilização em alguns casos. 

Prótese removível apoiada sobre implantes dentários osseointegrados

Por fim, temos a prótese removível apoiada sobre implantes dentários osseointegrados, que já tem 30 anos. Muito estável durante a mastigação e a fala, pode ser removida pelo paciente durante a higienização. 

Sendo assim, há diversas opções de prótese removível. Para escolher uma, é necessário que um profissional dentista avalie a sua situação e que indica a opção mais viável, levando em consideração tanto o caso clínico quanto o valor que você está disposto a pagar. 

Agora que você já sabe tudo sobre a prótese móvel, é importante também conhecer sobre as diferenças entre a ponte móvel e fixa! 

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp