Covid-19Planos odontológicos

Consultas odontológicas em tempos de covid-19: medidas de proteção para manter a segurança de todos

By 1 de julho de 2020 No Comments
uniodonto-consultas-covid-equipamentos-de-protecao-individual-min

Estamos atravessando uma grave pandemia, causada pelo coronavírus. Dessa maneira, várias medidas foram adotadas em diversos segmentos para aumentar a segurança e evitar a transmissão do vírus. Para as consultas odontológicas, tal fato se repetiu. Afinal, quais são os equipamentos de proteção que o dentista deve utilizar para se prevenir a si e seus pacientes do covid-19?

Com o intuito de responder essa questão e deixar você atento a essa importante questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

Evitar aglomerações

É comum que em consultórios odontológicos exista uma sala de espera, onde os pacientes aguardam ser chamados para adentrar o consultório e fazer a sua consulta e demais procedimentos. Esse espaço não deve ficar lotado e deve ser respeitado um espaço entre as pessoas que estão esperando para fazer a consulta, evitando assim a aglomeração de pessoas.

Dessa forma, as cadeiras da sala de espera devem ser colocadas de modo que os pacientes não sentem um ao lado do outro. Aos pacientes, cabe respeitar as recomendações de isolamento social da OMS e do consultório.

Uso de EPIs

O uso de EPIs, tão importantes para a prática segura da odontologia, tem um papel ainda mais importante em tempos de pandemia da covid-19. As membranas mucosas do rosto devem ser protegidas, tanto do profissional quanto dos pacientes. Isto é, olhos, nariz e boca do dentista devem estar cobertos. Já o paciente evidentemente precisará expor suas mucosas, mas recomenda-se fazê-lo apenas pelo tempo necessário. 

Por exemplo, antes ir ao consultório, os pacientes devem permanecer aguardando na sala de espera, utilizando máscara para evitar a propagação de vírus. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, em processos em que há a possibilidade de serem gerados aerossóis, é necessária a utilização da máscara “N95 ou PFF2 ou respiradores reutilizáveis que deverão ser limpos e desinfetados a cada paciente de acordo com recomendações do fabricante”.

Higiene de mãos

Uma das principais medidas para evitar a disseminação do coronavírus é a higienização das mãos. Ela pode ser feita tanto com a utilização de álcool em gel quanto por meio da lavagem das mãos com água e sabão. Para aumentar a eficácia do procedimento, utilize com mais frequência a segunda opção, deixando o álcool em gel para situações em que a lavagem com água e sabão não é possível.

Além de eliminar o vírus, a lavagem de mãos é uma alternativa mais barata e a água corrente contribui para tornar o processo de higienização mais eficiente.

Limpeza e desinfecção de superfícies

O coronavírus pode sobreviver dias em superfícies. Ele passa do hospedeiro humano para a superfície por meio de gotículas emitidas na tosse ou espirro. Quando outra pessoa entra em contato com essa superfície, ela corre um grande risco de contrair o vírus.

Dessa maneira, além de mãos e proteção de boca, nariz e olhos, a higienização de superfícies é uma ação fundamental para evitar que o vírus se propague. A limpeza deve ser feita com água e sabão, de modo a eliminar quaisquer resquícios de vírus que possa existir na superfície.

Tossir de modo correto

É inevitável que uma hora ou outra a pessoa tussa, não necessariamente por estar infectada com o vírus. Nesses casos, é importante fazer a proteção utilizando o antebraço. O mesmo vale para os espirros. Vale destacar que, caso a tosse persista e seja uma tosse seca, recomenda-se que o dentista ou paciente com o sintoma cancele a consulta – afinal, a tosse seca é um dos principais sintomas da covid-19. 

Há diversas medidas que dentistas estão tomando para evitar a propagação da covid-19 em consultórios odontológicos. A principal delas está atrelada à utilização de equipamentos de proteção, conforme destacamos ao longo do texto.

Gostou do que leu? Então conheça um pouco mais sobre a Uniodonto Paulista

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp