fbpx
Cirurgias

Dente siso inflamado? Sem desespero!

By 8 de dezembro de 2021 dezembro 21st, 2021 No Comments

São muitos os mitos e as dúvidas difundidos a respeito do dente siso. Por esse motivo, algumas pessoas optam por extraí-lo imediatamente, como forma de prevenir problemas com um futuro dente siso inflamado, enquanto outras pessoas preferem mantê-lo e esperar para lidar com a situação caso ela venha a ocorrer. 

Neste post separamos algumas dicas sobre como proceder caso seu dente siso comece a dar dor de cabeça. Confira!

Todo dente siso inflama?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nem todas as pessoas vão sentir dores por conta do siso. Isso vai depender principalmente da posição em que estes dentes nascem, do espaço disponível para sua acomodação na boca, e da higiene bucal

Por isso, aos primeiros sinais do nascimento dos sisos é importante consultar um dentista e realizar uma radiografia para avaliar as condições e a probabilidade do desenvolvimento de problemas.

Por que meu dente siso dói?

Caso você não tenha extraído seus dentes sisos, é comum que eventualmente surjam dores na região, que podem ser de moderadas a intensas. Essas dores são decorrentes de uma inflamação, conhecida como Pericoronarite, que ocorre no capuz de gengiva que recobre parcialmente o dente. 

A causa da inflamação normalmente está no acúmulo de restos de alimentos da região que provoca a proliferação de bactérias, o que neste caso é muito favorecido pela dificuldade de realizar a escovação adequada da região.

Como aliviar a dor do dente siso inflamado?

Existem alguns procedimentos que podem ser realizados em casa para ajudar no alívio das dores, e que se mostram eficazes dependendo do estágio da inflamação e da intensidade da dor. Veja a seguir os mais indicados pelos dentistas.

Bochecho de água morna com sal

A maneira mais popular e conhecida de aliviar as dores trata-se do bochecho com água morna e sal, que ajuda a combater os agentes inflamatórios e favorece a cicatrização no local. No entanto, esse procedimento não deve ser adotado sem que antes seja feita uma consulta ao dentista, pois dependendo do caso pode agravar o quadro.

Bochecho com Água Oxigenada 10 Volumes

Outra sugestão é a realização de bochechos periódicos com Água Oxigenada 10 Volumes diluída em água filtrada, que também contribui para conter a proliferação de bactérias. Assim como o anterior, este procedimento deve ser prescrito por um profissional, e não deve ser realizado em excesso, pois o produto pode agredir o esmalte dos dentes. 

Uso de anti-inflamatórios naturais

O uso de outros anti-inflamatórios naturais, como o própolis, também pode ajudar a minimizar a dor. Entretanto, a eficácia deste tratamento não é unanimidade entre os profissionais da saúde bucal.

Aplicação de compressas de gelo

Recomenda-se também a aplicação de compressas de gelo sobre a bochechas, o que também ajuda a desacelerar o processo inflamatório. É importante observar a pressão e o tempo com que as compressas são aplicadas, para evitar aumentar a dor ou lesionar a pele.

Uso de medicamentos

É possível que o quadro inflamatório já esteja muito desenvolvido e que as medidas anteriores, por si só, não sejam suficientes para aliviar a dor. Nesse caso é necessário recorrer ao uso de medicamentos.

É indispensável que estes medicamentos sejam prescritos por um dentista, pois só ele poderá avaliar o estágio em que se encontra a inflamação, sabendo quais os anti-inflamatórios e, se necessário, antibióticos mais apropriados.

O uso de anti-inflamatórios geralmente provoca o alívio imediato da dor, mas seu uso constante tem consequências negativas para a saúde, devendo ser evitado.

Extração do siso

Se após realizados os procedimentos descritos as dores no siso continuarem retornando de maneira periódica, é recomendado que se converse com o dentista sobre sua extração. Trata-se de um procedimento cirúrgico simples, com um pré-operatório também simples e geralmente de rápida recuperação.

 

Para saber mais sobre mitos e verdades sobre o dente siso inflamado, confira nosso post O dente siso doeu! E agora? 

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp