dor de dente

As principais causas da dor de dente

By 27 de março de 2020 No Comments
dor-de-dente-principais-causas-uniodonto-paulista

A dor de dente pode proporcionar um incômodo sem igual, fazendo com que a qualidade de vida diminua. Apesar de toda dor de dente ser incômoda, ela apresenta muitas origens diferentes. Na grande maioria dos casos, esse pode ser um sinal que a sua saúde bucal não vai bem. Leia este artigo e conheça as principais causas para a dor de dente!

Causas para a dor de dente

As causas para a dor de dente são muito variadas. Podem ocorrer por conta de má higiene bucal, por conta de processos naturais ou por outros fenômenos que acabam refletindo nos nervos dos dentes. Separamos e indicamos aqui os principais motivos das dores de dente. Posteriormente, falaremos sobre como evitá-las.

Nascimento dos dentes do siso

O dente siso é um grande conhecido como causador de dor, pois ele nasce quando o corpo humano adulto já está quase completamente formado. Ele cresce, portanto, rasgando a gengiva — literalmente. Caso ele cresça de forma errada, criando pressão sobre os dentes vizinhos da arcada dentária, ou mesmo por conta da inflamação da gengiva, a dor ainda é ampliada.

Sinusite

A sinusite, responsável por dores de ouvido, também é capaz de gerar forte dores de dente. Essa ocorrência se dá pelo fato das inflamações acontecerem em regiões próximas aos dentes, refletindo também em seus nervos.

Abcessos nas raízes dos dentes

Abcessos são inflamações profundas nas raízes dos dentes, com formação de uma bolsa de pus. Quando o abcesso atinge o nervo, pode causar bastante dor. Em casos avançados, as bactérias contidas nos abcessos podem ser transmitidas para outras regiões do corpo por meio do sangue, levando a infecção em outras regiões do corpo. Em casos muito graves, pode levar a infecção generalizada e até mesmo a óbito.

Bruxismo

O bruxismo é uma disfunção que leva ao apertar —  ou ranger — dos dentes. Apresenta diferentes níveis de intensidade. Em casos graves, pode levar a problemas até nas articulações das mandíbulas. Os principais sintomas do bruxismo são: desgastes dentais, forte dores de cabeça e aumento da sensibilidade nos dentes.

Sensibilidade dental

A sensibilidade na raiz do dente é outra causa para o incômodo e surgimento de dores de dente. A sensibilidade dental é bem mais corriqueira do que se possa pensar, sendo destacada em pesquisas como a principal razão de problemas bucais no Brasil.  A própria sensibilidade pode apresentar outras razões, como bruxismo ou retração da gengiva.

Doença na gengiva

As doenças na gengiva — também conhecidas como doenças periodontais — são outras responsáveis por causar muita dor no paciente. Na periodontite, que é uma evolução da gengivite para o sistema ósseo, a região pode infeccionar e, consequentemente, causar muita dor.

Cáries

A cárie é um dos principais motivos para a dor de dente, independentemente da idade, mas é mais comum em crianças. Conforme as lesões vão aumentando, criando literalmente buracos nos dentes, bactérias e outros agentes nocivos vão chegando ao nervo do dente, causando muita dor.

Como evitar a dor dente

O primeiro passo é adotar uma rotina eficiente de higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e utilizando fio dental. Com isso, evita-se o acúmulo de bactérias no dente que levam ao surgimento de cáries e placas — e, posteriormente podem evoluir até chegar ao nervo do dente e, no caso das placas, para doenças periodontais que atingem o sistema ósseo.

Em outros casos, como abcessos nas raízes dos dentes e sinusites, é necessário tomar medicação específica, como antibióticos. No nascimento dos dentes sisos, às vezes é necessário até mesmo à sua retirada.

Sendo assim, o importante é que um profissional seja consultado quando a dor de dente for sentida. Lembre-se, quanto mais cedo for realizada o diagnóstico, menores as chances das dores se ampliarem e levar a problemas mais graves.

Gostou deste texto? Então conheça os planos da Uniodonto Paulista e receba cobertura odontológica de qualidade por um valor justo.