Dicas de Saúde

Escovar os dentes das crianças: 5 dicas para vencer o desafio

By 24 de setembro de 2019 No Comments
menina-escova-os-dentes-sorrindo-min

Para muitos pais, ensinar e escovar os dentes das crianças é um verdadeiro desafio. Mas é uma luta que vale a pena! Embora seja algo evitável, a cárie dentária continua sendo a doença crônica mais comum entre crianças de 0 a 6 anos e a má higiene bucal tem sido associada a vários pontos críticos que vão desde atrasos na fala até dores e infecções dentárias e diabetes.

A saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral. Se garantirmos que as crianças recebam educação e atendimento odontológico adequados desde o início, isso as ajudará a serem saudáveis ​​durante toda a vida

E foi pensando nisso que listamos cinco maneiras de tornar o momento de escovar os dentes das crianças e o uso do fio dental uma parte divertida do dia, para ajudar os papais e as mamães a manter a escovação dos filhos em dia e fazer este momento da rotina diária do seu filho um verdadeiro sucesso!

  • Comece a higiene bucal cedo.

Nunca é cedo para começar a escovar os dentes das crianças e a praticar o uso do fio dental. Ambos devem fazer parte da rotina matinal e noturna, no mínimo.

Enquanto não nascem os dentinhos, limpe as gengivas todas as noites com um pano macio e úmido. Mude para uma escova quando os dentes de leite surgirem (geralmente por volta dos 6 meses de idade) e use o fio dental quando os dentes de leite estiverem completos (normalmente por volta dos 2 ou 3 anos). 

Agende uma visita ao dentista ao primeiro ano de idade, independentemente de quantos dentes eles tenham. 

2) Dê um bom exemplo.

Quando se trata de ensinar boa higiene dental, pratique o que você prega. Portanto, se seu filho o vê usando fio dental regularmente, é mais provável que ele use fio dental também. O mesmo é válido para a escovação. Mostre como é importante manter os dentes limpos após cada refeição. 

Para se divertir, finja ser um espelho na próxima vez que você e seu filho se juntarem e incentive-o a copiar todos os seus movimentos, tanto na hora de escovar quanto na hora de passar o fio dental.

Mostrar a quantidade de pasta na escova também é importante, não se esqueça!

3) Transforme a escovação em um momento divertido!

bebe-escova-dentes-sorridenteSe você tem 6 ou 66 anos, os dentistas recomendam escovar os dentes sempre após as refeições durante dois minutos por vez (quanto mais você escova, mais placas remove). Experimente um destes jogos criativos para ajudá-los a atingir a marca de dois minutos:

Escove durante o intervalo comercial de um desenho que a criança gosta. Durante cada comercial de 30 segundos, peça ao seu filho que escove um quadrante da boca. Quando terminar a escovação, o desenho está de volta. 

Outra opção é oferecer uma recompensa simples ou criar um gráfico de recompensas para incentivar o seu filho a escovar os dentes por dois minutos. Não se esqueça de elogiá-los depois por sua incrível técnica e dentes super brilhantes.

4) Envolva a criança com uma história.

Nada como uma boa história para envolver e facilitar o momento de escovar os dentes das crianças. Busque contos lúdicos que trazem a ideia de como é importante cuidar dos primeiros dentes, sobre a troca dos dentinhos, etc. 

Na internet, é fácil encontrar histórias sobre os dentinhos que não gostam de tomar banho, vídeos animados no Youtube ou até mesmo livros virtuais.

5) Escolha a escova, fio e o creme dental corretos.

Escovar e usar fio dental pode ser difícil para mãos pequenas. Opte por fios dentais e escovas apropriadas à idade. Crianças pequenas ainda não têm destreza manual. Procure estimulá-lo na hora de escolher sua escova de dentes com o personagem favorito e seu sabor de pasta de dente que mais gosta.

Criar uma rotina divertida e envolvente no momento de escovar os dentes das crianças, garantirá que seu filho desenvolva o hábito de cuidar de seus dentes por toda a vida. Consulte o seu dentista regularmente e continue acompanhando nosso blog com diversas dicas de saúde para você e toda a família!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp