Dicas de SaúdePlanos odontológicos

Limpeza dental: conheça técnicas, preços e dicas

By 24 de agosto de 2020 outubro 19th, 2020 No Comments
uniodonto-paulista-limpeza-dental

A saúde começa na boca, com a higiene bucal. E uma das melhores formas de garantir isso é com a limpeza dental. Há várias técnicas e formas de realizar esse procedimento, como com aparelho ultrassom. Você sabe qual a importância dessa limpeza? Qual o preço médio da limpeza dental? Cuidados específicos de quem usa aparelhos com este procedimento?

Para responder essas questões, fizemos este breve artigo. Continue lendo e confira!

A importância da limpeza dental

A saúde começa na boca, com a higiene bucal. É necessário fazer essa higienização todos os dias, de forma diária. Todavia, apenas isso não é suficiente para garantir uma boa estética e saúde dos dentes, gengiva e da boca como um todo. Procedimentos mais sofisticados, como a limpeza dental, podem e devem ser requeridos para que você consiga maior sucesso no processo em garantir a saúde bucal em dia.

Isso ocorre pois, mesmo com a escovação correta, uso de fio dental e uso de enxaguante bucal de forma diária e da maneira correta, nossa boca pode acumular bactérias, tártaros e placas bacterianos. E, por conta disso, a limpeza dental se faz necessário, como forma de minar a formação desses males que prejudicam nosso hálito, estética dos dentes e, em casos graves, levam até ao seu enfraquecimento e perda.

A periodicidade da limpeza varia de acordo com cada paciente, mas recomenda-se um intervalo de 6 em 6 meses. Dessa maneira, uma vez por semestre é uma frequência ideal para fazer essa limpeza com o seu dentista.

Preços médios da limpeza dental

Assim como todo e qualquer trabalho odontológico, o preço varia de acordo com inúmeras particularidades, como localização do escritório, estado da saúde bucal do paciente, entre outros. 

Outro importante fator que influencia no preço da limpeza dental são as técnicas utilizadas para realizar o procedimento. Quanto mais sofisticadas e eficientes forem os processos para efetuar a limpeza dental. Vale destacar que o valor pago para a limpeza dental não deve ser encarado como um gasto supérfluo, mas como uma medida de prevenção, que evita que você gaste, posteriormente, muito mais com a saúde bucal — como em tratamentos periodontais.

Técnicas para realizar o procedimento (aparelho ultrassom)

Entre as principais técnicas de limpeza dental, destacamos a escovação profissional; jateamento de bicarbonato de sódio; tartarectomia e aplicação de flúor. Essa são as medidas iniciais, contudo se o caso for mais grave, seguem os seguintes procedimentos:

  •       Profilaxia;
  •       Raspagem periodontal.

Uma das medidas mais eficientes é a tartarectomia, que é a que se utiliza de máquinas de ultrassom. Esse tratamento visa retirar todo o tártaro ou placa acumulado nos dentes, evitando que o problema evolua para a gengivite e prejudique a saúde dos dentes de forma mais agravante. Vale lembrar que a placa ou tártaro são elementos que apenas o dentista consegue retirar, com materiais próximos. Ou seja, em casa, com escova, você não conseguirá obter resultados similares.

Cuidados específicos de quem usa aparelho com o procedimento

Para quem usa algum aparelho ortodôntico, a prática da limpeza dental é ainda mais recomendada. Isso ocorre pois a formação de placas e tártaros em pessoas que utilizam desses aparelhos ocorre de maneira mais facilitada. Assim, a limpeza dental deve ser feita ainda de forma mais regular, de modo a evitar o ciclo de criação desses elementos que levam a nossa boca a ter uma má saúde.

A limpeza dental é um procedimento muito importante para a manutenção da saúde bucal. O aparelho ultrassom é uma alternativa para realizar o procedimento em consultório e o preço para tal não é elevado comparado aos seus benefícios.

Gostou do que leu? Então conheça a Uniodonto Paulista e mais dos nossos planos odontológicos!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp