Aparelhos ortodônticos

Quais são os principais tipos de aparelho ortodôntico?

By 19 de junho de 2019 agosto 26th, 2019 No Comments
aparelho-ortodôntico-mulher-jovem

Hoje em dia, ninguém mais precisa sofrer com dentes tortos, acavalados, com aquele espaço sobrando entre um e outro, ou com dentes apertados entre si. Uma das maneiras mais comuns de resolver esses incômodos e proporcionar um belo sorriso é o uso de aparelhos ortodônticos.

Com a evolução das técnicas do mercado odontológico, já existem diversos tipos de aparelho ortodôntico, cada um com finalidade e custo apropriados para todos os perfis de paciente. Para que você conheça os principais e suas características, preparamos esse texto. Vamos lá?

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é aquele que todo mundo conhece, por ser o tipo mais tradicional. É caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes, além de borrachinhas coloridas, mais queridas pelos jovens, que gostam de montar combinações de cores com elas, e odiadas pelos adultos, que geralmente buscam um visual mais discreto.

É indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário e tem baixo custo comparado aos outros modelos, mas, por causa de sua estrutura, pede bastante cuidado na higienização e pode gerar feridas na boca e nas mucosas do paciente.

Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético pode ser feito de policarbonato, porcelana ou safira, e é caracterizado por bráquetes transparentes, bem mais discretos que aqueles do aparelho fixo metálico.

Fixo estético de policarbonato

O aparelho de policarbonato é feito com uma resina plástica, e seus bráquetes brancos, além de maiores e menos resistentes do que dos outros modelos estéticos, também precisam das tais borrachinhas (que, porém, podem ser brancas).

Fixo estético de porcelana

Já o aparelho de porcelana tem bráquetes que, além de menores, são também mais resistentes do que o modelo de policarbonato. Também necessita do uso das borrachinhas e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato.

A cor branca e leitosa dos bráquetes não muda com o passar do tempo, diferentemente do modelo de policarbonato.

Fixo estético de safira

O aparelho de safira é o mais imperceptível entre os fixos estéticos, mas isso também eleva seu custo. Suas peças se parecem com vidro e, por isso, se misturam facilmente com a cor dos dentes do paciente, tornando o resultado bem discreto, atendendo aos mais exigentes com a estética.

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é também um tipo de aparelho feito de metal, mas seus bráquetes são menores e não precisam das borrachinhas coloridas, porque o fio ortodôntico é preso diretamente nos bráquetes, tornando seu uso mais confortável e discreto.

Esse tipo de aparelho é bem efetivo, o que faz seu tratamento mais rápido que os demais. Também existe nas versões estéticas, e por isso mais discretas, de porcelana e safira.

Aparelho lingual

Esse tipo é muito semelhante ao fixo metálico, com bráquetes, fios e borrachinhas. Mas há uma grande diferença: ele é instalado na parte interna dos dentes, de forma que ninguém o percebe.

O lado ruim é a higienização, que acaba sendo mais complexa do que no tipo convencional. É recomendado para atletas de esporte de alto impacto, por diminuir o risco de complicações durante a prática dos esportes.

Aparelho expansor palatino

O tipo expansor palatino, menos conhecido pela maioria das pessoas, é utilizado mais especificamente para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato, isto é, do céu da boca. Indicado geralmente para crianças, porque mais efetivo quando usado na juventude, pode também ser usado por adultos, o que, entretanto, pode exigir intervenção cirúrgica.

Aparelho de Alinhadores Transparentes

Por fim, o aparelho de alinhadores transparentes é o queridinho dos famosos, dentre eles Neymar Jr., Beyoncé, David Beckham e Cleo Pires. É certamente um dos tipos de aparelho mais modernos disponíveis no mercado hoje.

Ele é feito sob medida para cada paciente, com o auxílio de um software especializado, que realiza todo o planejamento do tratamento e faz uma simulação 3D dos resultados esperados. Dessa forma, o aparelho se encaixa perfeitamente na boca e fica praticamente imperceptível.

Sua manutenção também é menos frequente que os demais modelos, pois a troca dos alinhadores, que são os responsáveis pela movimentação dos dentes, é realizada em casa, apenas com orientações do dentista. Além disso, por ser removível, pode ser retirado na hora das refeições e da higiene bucal. Por toda sua praticidade e modernidade, é o tipo de aparelho mais caro no mercado.

Sempre com a indicação do dentista!

Como você percebeu, são vários os modelos, indicações e particularidades de cada tipo de aparelho, e somente o seu dentista poderá te ajudar a escolher a melhor opção para a sua necessidade.

Independente de qual for, é importante que o tratamento seja realizado de forma adequada, com os devidos cuidados com a higiene bucal e o acompanhamento pelo dentista ao longo de todo o tratamento.

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp