fbpx
Faceta

Resina nos dentes: para que serve e quais os benefícios?

By 15 de outubro de 2020 outubro 19th, 2020 No Comments

Conforme os procedimentos odontológicos foram evoluindo, as possibilidades de tratamento com resultados mais expressivos se tornaram cada vez mais comuns. Um dos tratamentos que surgiu foi a aplicação de resina nos dentes, que é utilizada em diversas situações para restauração do dente e deixar o sorriso reabilitado. Mas então, qual a finalidade do dente de resina? 

Falaremos sobre esse assunto neste artigo.

Continue lendo e confira!

Restauração dentária

Uma das aplicações mais recorrentes da resina nos dentes se dá por meio de um processo de restauração. Conhecida de forma popular como “obturação”, essa restauração é executada para recuperar a estrutura dos dentes após os danos causados pelas cáries.

Em outros tempos, essa restauração era feita utilizando outros materiais, como a amálgama de prata. O resultado não era muito agradável sob o ponto de vista estético. Todavia, com a evolução da odontologia, resinas mais resistentes passaram a ser produzidas, com durabilidade semelhante a amálgama de prata, mas com uma aparência bem mais natural.

A atual restauração, também conhecida como “restauração de plástica”, é feita a partir de diferentes ingredientes que foram a resina. Ela é aplicada diretamente na vida de dentária após a remoção da cárie e preparação local.

Vale ressaltar que a aplicação de resina em pequenas áreas é bastante efetiva, mas para grandes áreas, outros procedimentos podem ser requeridos.

Facetas

A resina nos dentes também é utilizada para fabricar as facetas. Elas apresentam como objetivo corrigir a cor, formato e tamanho dos dentes. Este tratamento é muito recomendado em situações em que há desalinhamento dentário que não há grande gravidade para que seja exigido um aparelho ortodôntico. Além disso, é utilizado para corrigir manchas e correção na desarmonia do sorriso.

Bruxismo

O bruxismo é uma condição que, em casos graves, pode levar ao desgaste na estrutura dos dentes, o que causa problemas mecânicos, prejudicando o sorriso. A resina atua nesses casos para recuperar a função original do dente, em situações de pequenas fraturas. Vale destacar que a resina pode ser utilizada para essas pequenas fraturas tanto em uma situação causada por bruxismo quanto por impacto físico.

Benefícios do procedimento de dente de resina

Os três principais benefícios que podemos destacar sobre aplicação da resina são a durabilidade, o custo e a aparência. A durabilidade da resina é muito alta em comparação a outros materiais, embora apresente uma ligeira desvantagem em relação a porcelana. Outro ponto importante sobre a resina é a sua aparência.

Lembra da amálgama de prata que citamos anteriormente? Esse material apresenta grande resistência é muito eficiente em obturações. Todavia, deixa o dente acinzentado e é possível perceber o dente obturado em algumas situações, o que pode ser bastante desconfortável. A resina, por outro lado, possui coloração próxima a cor do dente, o que contribui para deixar o sorriso natural.

Por fim, vale destacar o custo. Não é muito mais caro que materiais mais tradicionais e não é tão caro quanto materiais como a porcelana, o que coloca um grande diferencial competitivo no preço da resina.

Alguns cuidados devem ser tomados quando for aplicada a resina. Alguns deles são: utilizar escovas macias e evitar escovação vigorosa; corrigir o bruxismo antes da aplicação da resina;

Evitar maus hábitos, como roer unhas e mastigar materiais como canetas; parar de fumar e evitar o consumo de elementos como muita pigmentação.

Sendo assim, o dente de resina é uma excelente opção estética e de correção de fraturas nos dentes. Seu preço competitivo e a naturalidade de sua aparência o tornam muito indicado para diversos problemas de ordem odontológica.

Agora que você já sabe o que é e para que funciona a resina no dente, saiba conheça também sobre os aparelhos ortodônticos!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp