Dicas de SaúdeSaúde bucal infantil

Como cuidar da saúde bucal da sua criança

By 31 de outubro de 2019 No Comments

Saúde bucal infantil é coisa séria e terá impacto pelo resto da vida da sua criança. Confira alguns cuidados fundamentais para garantir a saúde bucal do seu filho

Afinal, o que difere a saúde bucal infantil da saúde bucal adulta? Basicamente, a grande diferença é que é na infância que aprendemos os hábitos básicos que iremos cultivar. E, neste contexto, os pais são facilitadores desse processo. Portanto, se você tem filhos, saiba que a saúde bucal deles é um dos tópicos que devem ser sua prioridade.

Muitos pais acreditam que devem esperar os filhos ficarem mais velhos para fazer a primeira visita ao dentista. Mas, este é um grande erro. De acordo com profissionais da área, as crianças devem ter sua primeira consulta odontológica a partir do nascimento do primeiro dente de leite. 

Por isso, fique atento! Os dentinhos do seu pequeno começaram a apontar? É hora de agendar uma consulta. Mesmo que tudo esteja aparentemente bem, o acompanhamento odontológico se faz necessário. Afinal, o seu intuito é garantir a saúde bucal da criança por meio da prevenção.

A importância de criar hábitos saudáveis para garantir a saúde bucal infantil

Ter acompanhamento profissional é necessário, mas não basta. Você, como pai, tem um papel importantíssimo na saúde bucal do seu filho.

Durante a infância, as crianças ainda não possuem capacidade cognitiva aprimorada. Por essa razão, o aprendizado se dá de maneira implícita. Ou seja, elas aprendem vendo e imitando. Não é à toa que durante essa fase é preciso ter muito cuidado com os exemplos aos quais elas são submetidas.

Aqui, seu filho ainda não entende a importância da saúde bucal, da escovação diária ou da necessidade de passar fio dental. Quando os dentes dele começarem a nascer, ele ainda não saberá nem o que é uma escova de dentes. É o seu papel introduzir esses elementos na vida dele, deixando claro a sua utilidade.

Ah, e vale dizer que também é seu papel eliminar os elementos nocivos à saúde bucal do seu filho da vida dele. Mamadeira noturna sem escovar os dentes para dormir? Nem pensar! Uso de chupeta por anos a fio? Também não. Converse com um profissional e evite expor a sua criança a componentes que podem ser prejudiciais para a saúde bucal dela em outras fases da vida.

Lembre que a educação da saúde bucal infantil começa dentro de casa. O dentista faz um monitoramento mais relacionado com a parte de doenças e de desenvolvimento da arcada dentária, mas são os pais que devem trazer a preocupação dental para os filhos. Até porque, provavelmente, a criança confiará muito mais no que seus familiares dizem do que no profissional que ela vê de vez em quando.

Faça a saúde bucal do seu filho ser prazerosa! 

A grande dica aqui é: não trate a saúde bucal infantil com muita rigidez. Crianças tendem a não gostar disso. Se você tornar o processo divertido, a chance delas assimilarem melhor os hábitos é maior.

Além disso, não adianta apenas explicar a importância do processo para o pequeno e mandá-lo fazer. Lembre-se: você tem que dar o exemplo. 

Crie rituais para escovar os dentes com seu filho. Faça da escovação matinal um momento de vocês. Na limpeza noturna, uma ideia é passar o fio dental com ele e depois colocá-lo para dormir. Crie momentos especiais, mas que incluam os cuidados bucais diários.

Como fazer o acompanhamento da saúde bucal do seu filho

Bom, aqui a chave é: faça acompanhamento com um dentista periodicamente. Você pode dar os melhores exemplos em casa e o seu filho pode até segui-las, mas as consultas com um profissional são indispensáveis.

Durante a infância, é recomendado que os pais levem os seus filhos ao dentista de seis em seis meses, ou no mínimo uma vez por ano. Eu sei que parece muito, principalmente quando pensamos no âmbito financeiro, mas a saúde do seu filho vale tudo isso, não é mesmo?

A boa notícia é que hoje existem várias opções de planos odontológicos para cobrir esses custos. Além de facilitar as consultas, esses planos também podem incluir exames de imagem, procedimentos como profilaxia e consultas de emergência. Assim, além da vantagem financeira, você garante a segurança e o bem-estar da sua criança!

Caso queira saber mais sobre as opções de plano da Uniodonto Paulista, entre em contato com um dos nossos consultores pelo Whatsapp: (11) 99354-3716. Será um prazer te ajudar!

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp