Saúde Bucal

Sensibilidade nos dentes? Veja formas para resolver este problema

By 20 de maio de 2020 No Comments
sensibilidade-nos-dentes-uniodonto

A sensibilidade nos dentes é um fator que causa bastante incômodo em quem sente. Dessa maneira, é importante conhecer formas para amenizar, ou melhor ainda, resolver de vez este problema. Com o objetivo de elencar e explicar as melhores formas, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo e confira!

O que causa a sensibilidade nos dentes?

Ao contrário da maioria dos problemas bucais, a sensibilidade nos dentes é causada não pela presença de micro-organismos, mas pela falha no sistema de proteção dentária. E isso ocorre por conta da erosão do esmalte, ou mesmo retração da gengiva. Assim, ocorre a exposição de uma face interna da estrutura, o que proporciona dor em contato com líquidos e sólidos quentes ou frios.

A dentina e os túbulos dentinários são os elementos que ficam expostos. Eles são cheios de terminações nervosas. Qualquer estímulo que mude a pressão, como a temperatura — citada anteriormente —, ou mesmo alimentos doces, incentivam a movimentação dos fluídos da dentina, que leva a dor no dente.

Agora que você já sabe o que causa a sensibilidade nos dentes, falaremos sobre como resolver ou amenizar esse problema.

Trate o bruxismo

O bruxismo é um problema que tem muitas origens. Ele causa problema na mastigação e pressiona os dentes, de modo a entortá-los ou mesmo erodi-los. O tratamento para esse problema pode ser feito por meio de placas a serem utilizadas durante a noite, evitando assim o desgaste do esmalte do dente. Confira nosso post sobre este assunto neste link

Cuidado com a força na escovação

A escovação bem feita não depende de força, mas sim de movimentos corretos e da escova adequada. Dessa maneira, evite fazer pressão em demasia sobre os dentes, pois ela pode acabar desgastando o esmalte do dente, que leva ao aumento da sensibilidade.

Clareamento? Só com supervisão

Quando o clareamento é mal feito, ou feito sem supervisão de um profissional, os dentes se tornam mais sensíveis, impossibilitando que você consuma líquidos quentes ou frios, ou mesmo coma doces.

Higiene impecável

Essa dica vale para manter a saúde bucal em qualquer cenário. É muito importante manter a higiene impecável em seus dentes. Escove sempre depois das refeições, faça uso do fio dental e enxaguante bucal. A saúde do corpo começa com a higienização da boca.

Flúor

Enxaguante e cremes dentais com flúor podem contribuir para fortalecer o esmalte do dente. Dessa maneira, dê prioridade para itens que contenham este material.

Creme dental especial

Existem cremes dentais especialmente desenvolvidos para os problemas de sensibilidade nos dentes. Eles devem ser indicados pelo profissional odontólogo para problemas específicos que seus pacientes apresentam.

Tenha sempre um chiclete na bolsa ou no bolso

Uma estratégia que você pode utilizar para reduzir a sensibilidade no dente é, após uma refeição, mascar um chiclete sem açúcar. Isso fará com que você salive, neutralizando a acidez da boca.

Fique longe de bebidas ácidas

Você deve evitar refrigerantes, energéticos, isotônicos e demais bebidas ácidas, como sucos. Caso deseje fazer consumo destes líquidos, o mesmo deve ser feito com uso de canudinho, evitando assim o contato da acidez do líquido com os dentes.  

Cuidado com a salada

Tempere a sua salada com azeite e sal e evite utilizar o vinagre, pois a acidez também pode comprometer o esmalte do dente.

Escolha a escova com cuidado

Por fim, mas não menos importante, você deve escolher a escova de dente com cuidado. Escolha uma que seja apropriada para a sua arcada dentária e, de preferência, seguindo as recomendações de um profissional dentista.

Sendo assim, a sensibilidade nos dentes é um problema que relacionado à falta das camadas protetoras do dente, como o esmalte. Os sintomas mais aparentes são as dores ao ingerir doces e líquidos quentes ou frios. Assim, a qualidade ao fazer uma refeição cai bastante. Resolva o problema para poder ter uma vida mais tranquila.

Clique abaixo e fale com a nossa equipe agora. Será um prazer lhe atender.

Fale conosco por WhatsApp